E quando o medo bater a sua porta?
A palavra de hoje é: DESAFIE-SE!
Eu acredito que você , no seu cotidiano, no seu trabalho, estudos, nas suas atividades em casa, em família, enfim… eu imagino que você tenha inúmeras situações que te coloquem a prova, que testem sua paciência , que requeiram sua atenção …. situações onde você tenha urgência para tomada de decisões …mas não é desse tipo de conflito que eu estou falando.
O que eu te questiono hoje, mulher, são sobre os seus sonhos que você guardou no bolso, sobre seus projetos engavetados, sobre tudo aquilo que você almejava e talvez até tenha se preparado para o alcance desse objetivo, mas que em determinado momento da sua vida, você foi assombrada pelos fantasmas das incertezas, dos medos, das angústias e das inseguranças.
Esses sentimentos cresceram dentro de você numa proporção tão grande que lhe puseram num cárcere mental, onde você foi convencida a acreditar que era melhor não arriscar, que seus planos não dariam certo, que o seu fracasso era certo e que você não era capaz…
Esses medos, ao lhe aprisionarem, te mantiveram estagnada, inerte, parada no tempo, completamente disfuncional. … o que eu quero dizer com isso? É que você deixou de funcionar plenamente, ou seja, teve prejuízos, foi comprometida em realizar tudo aquilo que se projetava e digo mais, deixou de ser a pessoa que você nasceu para ser.
Eu sei que a ansiedade e as inseguranças em até certa medida nos orientam a ser prudentes…um exemplo: atravessar uma avenida com o sinal fechado para os veículos. Eu sei que preciso olhar para os dois lados, para ter a garantia de atravessar em Segurança .
O que ocorre é que os nossos medos, quando desordenados, podem nos causar transtornos e até prejuízos irreversíveis.
Avalie em quantas oportunidades você perdeu por acreditar que não era capaz de alcançar êxito , se esquivando, protelando, deixando de lado ou simplesmente desistindo de coisas que verdadeiramente eram importantes pra você , e que te fariam felizes ou satisfeitas?
Pense… quais são seus projetos?
Cursar uma graduação , se especializar em algo?
Ter uma comunicação assertiva, se relacionar bem com as pessoas?
Conquistar um novo emprego?
Voltar para o mercado de trabalho?
Turbinar a carreira?
Abrir um negócio ?
Romper com um relacionamento que não lhe faz bem?
Conhecer uma nova língua ?
Uma viagem dos sonhos?
Aprender a dirigir e comprar um carro?
São situações que lhe pareçam impossíveis ou você acredita que não seria capaz?
Mas como combater tudo isso?
O que fazer quando o medo bater na minha porta?
A resposta é bem clichê: vai com medo mesmo. Vai que a coragem te encontra no caminho.
Parta para o enfrentamento …. Mas enfrentar quem Lu?
A si próprio, você, o seu reflexo no espelho.
A medida que você se envolver na sua reconexão , no seu autoconhecimento, mais estratégias para o seu autocuidado você vai desenvolver.
Como?
Pense no que te inspirou.
Pense em tudo que já viveu.
Pense no quanto será bom alcançar sua meta e que a satisfação nisso certamente será muito maior que valerá a pena cada tentativa que não deu certo.
E por falar em tentativas…não se esqueça de que a persistência é a melhor ferramenta para nos preparar, em qualquer esfera da nossa vida.
Não se afobe, não corra! Só dê o primeiro passo, e depois outro, e outro…vai seguindo assim, construindo uma caminhada consistente.
Mesmo que você já se sinta exausta, mulher…pense que todas as possibilidades para sua conquista ainda não foram exploradas. Tente outra vez, e dessa vez, de uma forma diferente.
Você precisa aprender a pausar pra descansar, mulher… não pausar e desistir.
Siga, decida: Desafie-se!